Qual é a melhor forma de amortizar o Crédito Habitação? Na prestação ou no tempo?
Antes de considerar amortizar o seu Crédito Habitação, é fundamental consultar as condições de amortização previstas no documento complementar do crédito em questão para estar a par das condições contratadas e respectivos custos.
Normalmente, o reembolso parcial tem um custo associado correspondente à comissão de reembolso que ficou estabelecida no documento complementar. Esta comissão normalmente é de 0.5% em empréstimos com taxa variável e de 2% em empréstimos com taxa fixa. Porém, podem haver exceções. Consulte e verifique o que ficou acordado com o seu banco.
A forma mais conhecida de amortização de um Crédito Habitação é amortizar com reflexo na prestação mensal que leva o banco a recalcular a prestação mensal após a amortização parcial do montante em dívida. Se por outro lado, falarmos da amortização com redução do prazo, resulta numa redução do prazo do empréstimo, mantendo a mesma prestação. Caso esta última possibilidade não esteja prevista no seu contrato, pode ter custos adicionais.
Enquanto a amortização antecipada com reflexo na prestação mensal se traduz numa prestação mais baixa. A possibilidade de reduzir o prazo do empréstimo pode proporcionar maior liberdade para quem tem mais de 30 anos e equaciona transferir o crédito um dia mais tarde para outro banco (isto por via das limitações de prazos impostas pelo Banco de Portugal).
Compare os dois cenários uma vez que a vantagem de uma solução em prol da outra dependerá do capital que será amortizado e dos custos associados a este procedimento. Contacte o seu Intermediário de Crédito e verifique qual o tipo de amortização possível de realizar e quais serão os custos inerentes.
O que acontece se o banco avaliar a casa pretendida por um montante inferior ao que estão a pedir por ela?
Primeiro, importa esclarecer que a avaliação bancária do imóvel tem como objetivo determinar o valor do imóvel que servirá como garantia do empréstimo e, desta forma, estabelecer o montante máximo de financiamento que o banco pode conceder ao cliente.
Sendo que para calcular a percentagem máxima de financiamento os bancos utilizam como critério de referência estes indicadores: o valor de avaliação do imóvel e o valor de aquisição, para determinar o valor do financiamento, é geralmente utilizado o menor dos dois valores.
Desta forma, se o valor de avaliação for inferior ao valor de compra do imóvel o montante máximo de financiamento será calculado sobre esse valor de avaliação. Isto significa, que poderá ter de dar uma entrada maior para perfazer o valor da diferença entre o valor que o banco empresta e o valor necessário para a compra do imóvel. Por outro lado, se o valor de avaliação for superior ao valor de aquisição, é o valor de aquisição que serve de referência para calcular o valor máximo do empréstimo bancário que lhe será concebido.
O que os Bancos vão analisar antes de aprovarem as condições de um Crédito Habitação?
As condições de viabilidade de um crédito habitação dependem sempre de inúmeros fatores que variam de banco para banco e de cliente para cliente. Um dos indicadores determinantes é a taxa de esforço. Por exemplo, quanto maior for a entrada na compra do imóvel, menor será a sua taxa de esforço e maiores serão as probabilidades de conseguir a aprovação e melhores condições no seu crédito habitação.
Existem muitos outros fatores determinantes na análise de um crédito habitação, entre os quais, a situação profissional, o nível de rendimentos, a existência de outras responsabilidades bancárias, a dimensão do agregado familiar, se o imóvel se destina a habitação própria ou secundária, entre outros.
É obrigatório ter fiadores?
Este não é um elemento obrigatório. A apresentação de fiadores num processo de concessão de crédito é uma forma de reforçar a operação e as garantias da mesma junto do banco.
Normalmente, a necessidade de fiadores surge nos casos em que os proponentes são mais jovens ou têm pouca estabilidade profissional. Mas, o pedido de apresentação de fiadores varia de banco para banco e consoante o perfil concreto de cada cliente.
É possível negociar o Crédito Habitação em qualquer altura?
A resposta é sim. Pode negociar o seu crédito em qualquer altura com o objetivo de conseguir as melhores condições de financiamento. Fale com os nossos especialistas para avaliarem as suas condições e apresentarem gratuitamente as melhores alternativas.