Os juros do crédito à habitação estão a subir no nosso país. Quem contratou crédito à habitação já está a sentir o aumento da sua prestação mensal. Estas subidas acompanham o aumento da taxa de referência que está indexada à maior parte destes contratos, a Euribor.
De acordo com os dados mais recentes do INE, em julho deste ano, a taxa de juro subiu para 0,915%, sendo o quarto mês consecutivo em que se verifica o agravamento dos juros. Como a Euribor define juntamente com o spread a TAN (Taxa Anual Nominal), qualquer alteração tem um impacto no valor mensal que paga ao banco pelo seu empréstimo.
Prevê-se que nos próximos tempos continuemos a verificar subidas progressivas da Euribor, que resultará num crescimento dos custos com o crédito habitação contratado. É importante antecipar-se e procurar as opções que tem à sua disposição no mercado e de que forma pode reduzir os seus encargos.
Peça simulações sobre o impacto da subida da Euribor na sua prestação mensal
As taxas Euribor podem ser definidas a 3,6 e 12 meses. Estes tempos representam cotações diferentes e atualizações distintas, pelo que a escolha que fizer vai impactar a sua prestação mensal. No contexto atual, a escolha de prazos mais reduzidos refletem o agravamento da sua condição, ao contrário da escolha de prazos mais alargados que tendem a oferecer mais estabilidade, ainda que possam representar custos mais elevados.
O que deve fazer perante o aumento dos juros?
Comece por considerar reavaliar o seu contrato e condições de crédito habitação, especialmente o spread e outros produtos e encargos associados. Os bancos oferecem atualmente taxas atrativas com o objetivo de captar clientes e, perante este cenário, pode encontrar aqui uma oportunidade de renegociar o seu empréstimo com o seu banco ou optar por uma transferência de crédito para outro banco que lhe ofereça melhores condições.
Além desta opção, se tiver disponibilidade financeira, pode considerar a amortização do seu crédito habitação parcialmente ou totalmente. Este cenário representa um alívio significativo no seu orçamento mensal. Pode também negociar reduzir o prazo do contrato.
Informe-se sobre as condições do seu contrato atual e sobre as opções que existem para si no mercado. Opte por melhores escolhas!
Fale com os nossos especialistas para avaliarem as suas atuais condições e apresentarem gratuitamente as melhores alternativas.