Crédito Habitação: sugestões para travar o impacto da subida de juros

No nosso país, a maioria dos Créditos Habitação são contratados com recurso a taxa variável, muito por culpa de nos últimos anos as taxas Euribor se terem mantido negativas, o que resultava em prestações mensais mais baixas. 

Atualmente, travar o impacto da subida das taxas de juro no Crédito Habitação é um dos grandes desafios que enfrentam os portugueses que estão a pagar a sua casa ao banco. Desde 2022 que as taxas Euribor têm subido de forma contínua e por este motivo, as prestações a pagar ao banco estão cada vez mais elevadas. 

O Governo tem aprovado um conjunto de medidas que visam permitir mitigar os efeitos da subida das taxas de juro até ao final de 2023. No entanto, há um conjunto de ações que podem ajudá-lo a combater estes aumentos sentidos maioritariamente no Crédito Habitação. 

Pondere alterar a modalidade da taxa de juros: taxa fixa ou taxa mista

No nosso país, a maioria dos Créditos Habitação são contratados com recurso a taxa variável, muito por culpa de nos últimos anos as taxas Euribor se terem mantido negativas, o que resultava em prestações mensais mais baixas. 

A subida da inflação e dos juros tem vindo a degradar a situação financeira de muitos titulares de empréstimos e inevitavelmente também a prejudicar o orçamento de muitas famílias portuguesas. 

Deve ter em conta qual o tipo de taxa contratada com o banco para o seu Crédito Habitação. No caso da taxa fixa, o Crédito Habitação não fica sujeito à subida ou descida dos juros. Em alturas como esta que vivemos atualmente, a taxa fixa garante-lhe a mesma prestação até liquidar todo o capital em dívida. Esta taxa é definida pelo Banco. É negociada de acordo com o prazo contratado para o pagamento do seu empréstimo.

Se optar por taxa mista, a sua taxa muda a determinada altura do contrato. O Crédito Habitação com taxa mista permite-lhe fixar a sua TAN por norma no período inicial de contrato pelo tempo acordado. A fórmula de cálculo nesta fase fixa, tem por base o valor da taxa swap acrescida do spread. Após esse período de tempo acabar, o banco aplica o spread acordado e fica sujeito às flutuações da taxa Euribor. Os seus titulares podem beneficiar de um período mais estável no início do contrato, mas ficam sujeitos à variação da Euribor daí para a frente.

Transferir o Crédito Habitação

A transferência de Crédito Habitação para outra entidade bancária pode ser vantajosa para si, mesmo que não altere a modalidade de juros do seu contrato e a Euribor continue a subir. Quando se transfere um Crédito Habitação para outro banco, este, está disposto a oferecer-lhe melhores condições para angariá-lo como cliente. Porém, este passo não deve ser dado sem serem avaliadas várias propostas. 

Negociar o spread atual 

Se tem spread elevado, saiba que já consegue hoje transferir o seu crédito e fixar o seu spread entre 0.9% e 1%. Porém, existem bancos que em determinadas circunstâncias oferecem spreads a 0.85% e outros que apresentam spreads mais elevados. Porém, é pouco provável que o seu spread aumente perante uma transferência de crédito.

Reduzir o custo dos seguros obrigatórios 

Outra das vantagens da Transferência de Crédito é conseguir mudar o seu seguro de vida do crédito habitação e seguro multirriscos para uma seguradora com melhores condições. Pode não ser assim tão difícil conseguir uma redução significativa do preço das apólices, isto porque, ao contratar os seus seguros com o banco atual que lhe concedeu o financiamento, pode estar a pagar um valor mais elevado comparado ao que é praticado atualmente no mercado. É pertinente recolher propostas de várias seguradoras para reduzir os seus encargos associados ao seu crédito habitação. 

Vantagens de Transferência de Crédito

Ao transferir o seu Crédito Habitação para outro banco está a celebrar um novo contrato. E, dado que podem ser estipuladas novas condições, pode remover produtos que tinha associados ao seu crédito anterior, alterar com maior facilidade a maturidade do contrato e até pedir uma avaliação do imóvel que valorize o preço da sua casa. Em certos casos, as novas condições contratuais geram uma poupança significativa a longo prazo. 

Fale conosco para reavaliar o seu crédito e ficar a saber qual das modalidades lhe aconselhamos. Assim como vai ao seu médico de família, não deixe de consultar o seu Intermediário de Crédito!

Fique a par das novidades!

Subscreva gratuitamente a nossa newsletter.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
ESTAMOS A ACTUALIZAR O NOSSO WEB SITEPROMETEMOS SER BREVES