Se vai pedir um empréstimo para comprar casa, carro ou com outro objetivo pessoal, saiba que os intermediários de crédito podem ajudá-lo a reconhecer propostas de financiamento vantajosas, de forma mais rápida e eficaz.
Pedir um crédito é um processo que pode ser exigente, burocrático e que leva tempo e os bancos exigem vários documentos para analisar condições financeiras de clientes com o intuito de decidirem se estes são ou não elegíveis para a atribuição de um empréstimo. Pode tratar deste processo de duas maneiras: ou dirige-se a título individual ao banco ou conta com a ajuda de um intermediário de crédito regulado e autorizado.
Passamos a explicar o que são os intermediários de crédito
É alguém, pessoa coletiva ou individual, que vai fazer a mediação do pedido de financiamento entre o cliente e o banco. São registados no Banco de Portugal e precisam da autorização do regulador para atuarem. O objetivo da atividade é simplificar e facilitar os clientes na obtenção e conhecimento das várias propostas de financiamento existentes no mercado tendo em conta os seus perfis financeiros.
O intermediário de crédito vai tratar de todo o processo de concessão de crédito, embora não sejam eles que o concebem o financiamento, mas sim as instituições bancárias com quem têm protocolo. Não estão autorizados a atribuir crédito nem a intervir na comercialização de outros produtos ou serviços das instituições bancárias.
Tornam o processo de pedir um empréstimo mais rápido, confiável e seguro na medida em que já lidam recorrentemente com estes pedidos, conhecendo cada uma das etapas envolvidas. Se um cliente, que pela primeira vez lida com a necessidade de ter um empréstimo, decidir agir sozinho, este processo pode parecer confuso e burocrático. Neste sentido, existimos para facilitar a vida do consumidor e ajudar a recolher as melhores propostas do mercado.
Que tipos de intermediário de crédito existem?
O Banco de Portugal divide-os em três categorias principais: vinculados, a título provisório e não vinculados.
Os intermediários de crédito vinculados, como nós, atuam sob a responsabilidade total dos mutuantes que representam e com o qual celebraram contrato de vinculação.
Por outro lado, os intermediários de crédito a título acessório fornecem bens e serviços em nome e com total responsabilidade dos mutuantes com que celebraram contrato. Atuam como intermediários de crédito tendo em vista a venda de bens ou serviços oferecidos por si. Exemplo destes são os retalhistas que vendem eletrodomésticos ou stands de carros que permitem que compre o produto faseadamente.
Já os intermediários de crédito não vinculados prestam serviço sem vinculação contratual com nenhuma instituição bancária. Celebram o contrato com o cliente no qual vão ser estabelecidos os termos e condições do contrato de prestação de serviço na qualidade de intermediários de crédito.
As quatro principais vantagens da intermediação de crédito
1. Obter melhores condições
Os intermediários de crédito estão habituados a recolher várias propostas de empréstimo para os seus clientes, desta forma, acabam por conseguir que obtenham as melhores condições tendo em conta os seus perfis.
2. Poupanças de tempo e dinheiro
Eliminam a necessidade do consumidor se ter de dirigir presencialmente aos vários bancos. São eles que contactam com as várias instituições bancárias, tratando de todo o processo.
3. Maior celeridade no processo
Já estão habituados a lidar com pedidos de empréstimo e por este motivo conhecem cada uma das etapas. Desta forma, o processo torna-se mais rápido comparativamente à possibilidade do consumidor recolher por si só todas as informações e documentação necessária.
4. Ajuda personalizada e contínua
Com os intermediários de crédito todas as dúvidas que possa ter são facilmente esclarecidas além de existir um acompanhamento personalizado perante cada cliente e processo.
Como não ser burlado?
Os intermediários de crédito devidamente autorizados como nós têm de estar registados no Banco de Portugal. Pode consultar a lista dos intermediários de crédito autorizados que consta no site deste regulador.
Saiba também que a lei proíbe os intermediários de crédito vinculados e a título acessório de cobrarem comissões ou qualquer outro tipo de pagamento aos clientes seja pela prestação de serviço de intermediação ou pela consultoria prestada.
Se não encontrar nesta lista o nome da empresa ou pessoa, não avance com o processo. Os intermediários de crédito vão ter de lhe fornecer a FIN – Ficha de Informação Normalizada do Crédito, o documento que demonstra as características do crédito e informação pré-contratual sobre a prestação de serviços de intermediação de crédito.
A sua maior proteção é estar informado. Se tiver alguma dúvida contacte o Banco de Portugal.
A Credimax é uma empresa autorizada e registada no Banco de Portugal como Intermediário de Crédito vinculado com o número 0006673. Saiba mais sobre nós aqui.
Conte com o nosso apoio e profissionalismo. Peça-nos a sua simulação gratuita e sem compromisso!