As aulas estão a começar e adotar estratégias que lhe permitem poupar pode fazer a diferença no seu orçamento familiar no mês de setembro. Deixamos-lhe algumas dicas que podem ajudar a poupar com o regresso às aulas.
1.Estipule um orçamento
Faça uma lista das despesas previstas e defina quanto dinheiro está disposto a gastar com o regresso às aulas.
2.Faça compras online
As compras online podem ajudá-lo a ser mais objetivo porque evitará estar exposto a outras compras por impulso. Hoje em dia, as grandes cadeias de hipermercados e plataformas e-commerce aproveitam esta altura para lançar as suas campanhas de regresso às aulas, que contêm, por vezes descontos em artigos escolares, manuais, tecnologia, entre outros bens essenciais para este recomeço. Esteja atento!
3. Solicite a fatura com NIF
Pedir uma fatura com NIF vai permitir-lhe poupar no IRS a declarar no ano seguinte. Por isso, seja na aquisição de material escolar, livros escolares, alimentação no refeitório escolar, pagamento de propinas ou arrendamento de quartos e casas para um filho que estude fora do seu local de residência habitual, peça sempre fatura com NIF. Atualmente, em educação, é possível reduzir em IRS 30% das despesas até ao máximo de 800€.
4. Peça manuais escolares emprestados
Se tem familiares, amigos, conhecidos ou colegas com filhos com idades próximas aos seus, pergunte se lhe podem ceder os manuais escolares do ano anterior. Desta forma irá poupar muito! Em alternativa, saiba que o Ministério da Educação tem em curso o programa MEGA, que disponibiliza manuais escolares gratuitos reutilizados a crianças e jovens que frequentam escolas públicas e particulares.
5 – Reaproveite material escolar do ano anterior
Incentive os seus filhos a reverem o material escolar que sobrou do ano anterior e a utilizarem-no. Desta forma, incentiva o reaproveitamento deste material, poupa e incentiva a que cuidem do mesmo como forma de poupá-lo pelo maior tempo possível.
Se tem crédito habitação contratado, pode também aproveitar para rever as suas condições contratualizadas ou pedir simulações de alternativas existentes no mercado. Esta dica extra também lhe permitirá poupar no seu orçamento familiar mensal. Fale connosco!