Em abril de 2022, as regras relativas à atribuição de Crédito Habitação sofreram alterações. Mas, será que está familiarizado com as regras que foram implementadas?
Neste artigo relembramos quais são e o que devem fazer.
1. Os prazos têm novos limites
A partir de abril, os prazos de atribuição de crédito à habitação ficaram mais reduzidos, dependendo da idade dos mutuários.
Se tem idade inferior a 30 anos e pretende comprar casa com recurso a financiamento, pode beneficiar do prazo máximo de 40 anos para liquidar o seu empréstimo.
Por outro lado, se a sua idade se situa entre os 30 e os 35 anos, o limite máximo do seu financiamento são 37 anos. Se tem mais de 35 anos, as novas regras ditam que o seu crédito não pode ultrapassar os 35 anos de liquidação.
2. Prestações mais elevadas para quem tem mais de 30 anos
Se tem idade superior a 30 anos, como vimos anteriormente, tem um limite de financiamento inferior a 40 anos, o que significa que tende a ter prestações mais elevadas. Este cenário pode pesar no seu orçamento familiar, aumentando desta forma a sua taxa de esforço.
3. Conheça as soluções mais indicadas para si
Podem existir no mercado propostas de crédito habitação mais vantajosas que outras e possíveis soluções que deve conhecer e ponderar. Comece por recolher, comparar e analisar as várias condições oferecidas pelas entidades bancárias.
Além do spread, avalie sempre o valor de outros produtos associados à proposta de crédito tais como o seguro de vida e o seguro multiriscos. Procure entender se compensa adquirir estes seguros no banco ou numa outra entidade, mesmo podendo ser penalizado no spread. Avalie igualmente a TAEG e a MTIC. Enquanto a primeira irá mostrar os custos que terá no seu empréstimo com juros, despesas processuais, comissões e seguros associados, o segundo representa o valor a pagar ao banco durante todo o período de financiamento bancário.
4. Conselhos úteis
Recolher as várias propostas de crédito habitação e analisá-las pode ser um processo demorado e burocrático. Ainda assim, tem de ser feito com o objetivo de perceber qual das opções representa um maior conforto para a sua condição financeira. Conte conosco para ajudá-lo com este processo! Fale com a nossa equipa.